Um dos elementos que refletem na cultura organizacional de uma empresa é a comunicação, explica Julio Cesar Hintemann Filho. Uma comunicação bem estabelecida reflete o modo como os colaboradores vêem a instituição. Ela é responsável por otimizar o alcance das metas e pela melhor execução de tarefas.
Uma empresa capaz de estimular uma comunicação eficiente, faz com que possíveis conflitos internos sejam resolvidos do melhor jeito. Além de estimular a motivação e produtividade dos funcionários, a reputação da empresa pode ser bastante positiva. Possuir essas habilidades pode te ajudar muito no trabalho.
A comunicação assertiva e eficiente é um dos elementos mais procurados pelos recrutadores das empresas, explica Julio Cesar Hintemann Filho. Várias outras habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e apresentação de projetos estão atrelados a uma boa comunicação.
Outro ponto importante é o crescimento profissional. Funcionários que possuem mais habilidade para se comunicar com gestores e outras equipes, sabendo se posicionar na hora certa e da maneira correta, possuem mais chances de evoluir na trajetória profissional. Por isso, invista na sua comunicação.
A comunicação é um fator primordial em qualquer tipo de relacionamento. Quando se trata do mundo dos negócios, a falta de uma comunicação clara e objetiva pode afetar não só relações, mas até o desempenho dos negócios, explica Julio Cesar Hintemann Filho. Aprimorar a comunicação é indispensável.
Treine para falar em público, aprenda a ouvir, pratique a escuta ativa, melhore sua escrita, estude sobre linguagem corporal, comece a dar e receber feedbacks, busque informações sobre o uso da comunicação não violenta, desenvolva uma postura colaborativa e invista no seu networking. Julio Cesar Hintemann Filho garante que sua carreira irá alavancar.