Sergio Wilfrido Vasquez Benitez

Música Popular Brasileira: conheça cinco cantores que fizeram história

A música popular brasileira surgiu na década de 60 como música de protesto. Contudo, de acordo com Sergio Wilfrido Vasques Benitez, ela – com o tempo – ganhou novos formatos e temáticas, possibilitando variações em suas composições e estilos. Nesse percurso, diversos artistas deixaram sua marca na MPB, fazendo história e criando várias contribuições para essa arte tipicamente brasileira.

Sergio Wilfrido Vasques Benitez, empresário e amante de música, listou cinco grandes nomes da música popular brasileira que tiveram uma vasta contribuição para o gênero e marcaram todos que amam a MPB:

Chico Buarque 

Chico Buarque de Hollanda já ganhou três vezes o Prêmio Jabuti – premiação tradicional da literatura brasileira – e, recentemente, foi ganhador do Prêmio Camões. Segundo Sergio Wilfrido Vasques Benites, sua escrita talentosa criou grandes composições que fizeram o sucesso do artista desde seu primeiro álbum e o tornou um dos maiores cantores da MPB.

Elis Regina

A primeira música classificada pelo gênero MPB, Arrastão, foi cantada por Elis Regina –  composta por Edu Lobo e Vinicius de Moraes. Sergio Wilfrido Vasques Benitez esclarece que ela foi a primeira mulher a se destacar nos festivais de MPB e deixar sua marca como uma das grandes vozes do gênero.

Djavan

Nascido em Maceió, afastado dos redutos da música popular brasileira, Djavan incorporou ao gênero o seu jeito único de fazer música alinhado ao canto das lavadeiras. Sergio Wilfrido Vasques Benitez ressalta ainda que o cantor foi aprimorando, cada vez mais, seu estilo, buscando novas referências, inclusive nos ritmos africanos.

Gilberto Gil

Para Sergio Wilfrido Vasques Benitez, Gilberto Gil é um dos grandes nomes da música popular brasileira. Além de cantor, é multi-instrumentista, compositor, produtor cultural e chegou a ser Ministro da Cultura do país. Ainda hoje, aos 77 anos de idade, Gilberto Gil é um forte ativista social.

Caetano Veloso

Por fim, Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta sobre Caetano Veloso, percursos do Movimento Tropicalista, formado dentro da MPB, o lhe permitiu criar uma base para o gênero e explorar letras subjetivas e com duplo sentido, sempre carregada de críticas escondidas. Com mais de 50 álbuns lançados, Caetano é considerado um dos maiores influentes da música brasileira, sendo também compositor de Leãozinho, um clássico da MPB.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário