Allana Ferreira do Valle

A falta de ferro causa anemia, mas sabia que o excesso do mesmo é prejudicial?

Você com certeza já ouviu falar que tudo que é demais não é bom. À vista disso, a nutricionista de Cascavel/PR, Allana Ferreira, comenta que o ferro em excesso pode ser tão prejudicial quanto a falta do mesmo em nosso organismo. 

Quer entender por que é importante manter o equilíbrio da taxa de ferro no sangue? Acompanhe o artigo.

Papel que o ferro desempenha no organismo humano

Segundo a Nutri Allana Ferreira do Valle, o ferro desempenha um papel fundamental para o funcionamento do organismo humano, sendo responsável por permitir a realização da síntese de DNA, auxiliar no transporte do oxigênio para os órgãos e tecidos, contribuir para a multiplicação e reparo das células, e elaborar o desenvolvimento de energia.

Logo, esse elemento, ricamente presente em determinados alimentos, contribui para um desenvolvimento mais saudável do organismo humano. No entanto, vale pontuar que tudo o que é demais não é bom, assim, o excesso de ferro no sangue pode acarretar em sérios problemas de saúde, sendo tão prejudicial quanto a falta do mesmo.

Prejuízos pelo ocasionados pelo excesso de ferro no sangue

Desse modo, como aponta a Nutri Cascavel, o excesso de ferro na corrente sanguínea ocasiona prejuízos irreversíveis para alguns órgãos e tecidos, principalmente ao fígado, que pode desenvolver cirrose. Ainda, outros órgãos afetados negativamente por esse fator são coração, pâncreas, estrutura óssea e glândulas.

Sintomas do excesso de ferro no sangue

Portanto, para evitar agravamentos no quadro de saúde, é fundamental que as pessoas se atentem aos seguintes sintomas que podem indicar o excesso desse elemento no sangue:

  • Fadiga excessiva;
  • Perda de peso;
  • Arritmias;
  • Dores nas articulações;
  • Queda capilar;
  • Atrofia testicular.

Alimentos que contribuem para o equilíbrio do ferro no corpo 

Por fim, como comenta a Nutricionista de Cascavel, alguns alimentos são essenciais para regular a taxa de ferro no organismo, fazendo com que o mesmo não falte ou que seja produzido em excesso. Todavia, o consumo desses alimentos devem ser devidamente analisados de acordo com as necessidades de cada organismo.

Dessa maneira, os alimentos que contribuem para estabelecer um equilíbrio das taxas de ferro no corpo, são: carne bovina, carne de porco, crustáceos, peixes e outros frutos marinhos, leguminosas, feijão, grão-de-bico, vagem, gema do ovo, carne de frango, espinafre, brócolis, nozes, soja e sementes de abóbora.

Sendo assim, a dica é: cuide melhor de sua saúde, consuma esses alimentos com moderação e regule a taxa de ferro em seu sangue acompanhando uma nutricionista.

Share This Article