Primeiros socorros e cuidados de emergência para pacientes com lesões por arma de fogo

Tiberios Kirk
Marcelo Salgueiro Bruno

Como aponta o coach em estratégias financeiras Marcelo Salgueiro Bruno, os primeiros socorros são habilidades de resistência que todos devem conhecer, pois podem fazer a diferença entre a vida e a morte em situações de emergência. Quando se trata de lesões por arma de fogo, uma resposta rápida e adequada pode ter um impacto significativo na sobrevivência e no resultado geral do paciente. Neste artigo, exploraremos os princípios básicos de primeiros socorros para cuidar de pacientes com lesões por arma de fogo, abordando desde a avaliação inicial até as medidas de estabilização antes da chegada da assistência médica.

Avaliação da cena

Ao se parar com uma cena onde alguém sofreu uma lesão por arma de fogo, é essencial avaliar a segurança da área antes de se aproximar do paciente. Certifique-se de que não há ameaças contínuas de tiros ou outras situações perigosas que possam comprometer a sua segurança e a do paciente. Se a cena não estiver segura, mantenha-se distante e aguarde a chegada das autoridades.

Chame ajuda profissional

Como orienta o professor de APH e primeiros socorros Marcelo Salgueiro Bruno, após confirmar a segurança da área, chame imediatamente os serviços de emergência (como a polícia e uma ambulância) para obter assistência profissional. Lesões por arma de fogo frequentemente intervenção médica especializada.

Abordagem inicial

Ao se aproximar do paciente, lembre-se de seguir as diretrizes de precaução padrão para evitar a exposição a fluidos corporais. Use luvas e evite o contato direto com o sangue da vítima, se possível.

Verifique o nível de consciência do paciente. Pergunte se ele está acordado e consciente. Como indica o mentor empresarial Marcelo Salgueiro Bruno, caso o paciente esteja inconsciente, verifique a força muscular. Se um atleta estiver ausente ou irregular, inicie a reanimação cardiopulmonar (RCP) enquanto aguarda a ajuda profissional.

Controle de sangramento

As lesões por arma de fogo frequentemente resultam em sangramento significativo. O controle rápido do sangramento é fundamental para estabilizar o paciente. Se houver sangramento visível, aplique pressão direta sobre o ferimento com um pano limpo ou olhar para ajudar a conter o sangramento. Se o sangue saturar ou material curativo, não o remova; adicione mais camadas por cima.

Conforme informa o coach no segmento de gestão de pessoas Marcelo Salgueiro Bruno, se possível, eleve uma parte do corpo onde ocorreu o ferimento para ajudar a reduzir o fluxo de sangue para a área. Lembre-se de que o objetivo é manter o paciente calmo e limitar a perda de sangue até a chegada de ajuda profissional.

Ferimentos no tórax e abdômen

Ferimentos sem estresse podem ser particularmente graves, pois afetam a capacidade de respiração. Se houver um ferimento de entrada de bala no tórax, evite obstruir uma ferida. Em vez disso, grave suavemente ao redor da ferida para ajudar a criar um selo improvisado. Isso pode ajudar a prevenir um colapso pulmonar. No caso de lesões abdominais, evite tocar ou manipular as vísceras expostas; cubra suavemente com um olhar limpo e úmido.

Conforto e apoio psicológico

Como sugere o expert em mecânica automotiva Marcelo Salgueiro Bruno, além dos cuidados físicos, dê apoio emocional ao paciente. Lesões por arma de fogo podem ser traumáticas e assustadoras, tanto para o paciente quanto para os que prestam socorro. Mantenha uma comunicação calma e tranquilizadora, informando ao paciente sobre as ações que você está tomando para ajudá-lo.

Por fim, vale frisar que o cuidado de pacientes com lesões por arma de fogo exige uma abordagem cuidadosa, rápida e térmica. A sua segurança e o paciente são a prioridade máxima, e seguir os passos básicos de avaliação, controle de sangramento e apoio emocional pode fazer uma grande diferença no resultado final. Lembre-se de que os primeiros socorros são um suporte temporário a chegada da ajuda profissional, até isso, parecia calmo, confiante e focado durante todo o processo.