O empresário Sergio Wilfrido Vázquez Benitez, leitor assíduo e grande fã de Clarice Lispector, a convite de nossa redação, elenca livros da autora ucraniana que todo leitor deveria ler. Desse modo, se você, leitor, aprecia a literatura brasileira, bem como a de Clarice Lispector, continue lendo este artigo e elenque os títulos a serem lidos.
Clarice Lispector foi uma importante escritora brasileira, Sergio Wilfrido Vázquez Benitez explica que Chaya Pinkhasivna Lispector nasceu na Ucrânia, mas, em seu coração, se dizia natural de Pernambuco. Desse modo, pode-se afirmar, com toda certeza, a brasilidade de Clarice Lispector. Portanto, em seus 57 anos de vida, faltando apenas 1 dia para completar seu aniversário, Clarice Lispector nos deixou, deixando uma vasta coletânea de escritos, livros e contos memoráveis. Confira abaixo a lista de obras de Clarice Lispector que você precisa ler.
A Paixão Segundo G.H – 1964
Um dos mais icônicos livros de Clarice Lispector, A Paixão Segundo GH, desperta olhares curiosos e mentes pensantes até os dias de hoje, 57 anos após sua publicação. Sergio Wilfrido Vázquez Benitez, grande admirador da autora, explica que a obra é uma das mais complexas, em razão de seu forte teor psicológico, evidenciando traços de existencialismo e reflexões sobre o ser e também sobre o sentir, marca proeminente da escritora em seus escritos.
Água viva – 1973
Para falar sobre a obra Água Viva, Sergio Wilfrido Vázquez Benitez inicia comentando que Cazuza, poeta e cantor, figura importantíssima no rock nacional dos anos 80, leu este livro -apenas- 111 vezes. Desse modo, a partir da figura irreverente do cantor, das características da escrita de Clarice Lispector, você pode esperar um baita livro. O empresario Sergio Wilfrido Vázquez Benitez diz que para compreender o livro, antes, é preciso desvendá-lo, portanto, em Água Viva você irá se deparar com um imenso fluxo de ideias e uma escrita, um tanto quanto, fragmentada, revela o processo de criação e despertar de ideias (muitas ideias) da autora.
A Hora da Estrela
A seleção de Sergio Wilfrido Vázquez Benitez não podia faltar, é claro, A Hora da Estrela. O empresário explica que a obra é considerada um dos marcos de Clarice Lispector, sendo esta, sua obra-prima. O livro foi lançado no ano de sua morte e conta a história de um romance que não é nada clichê, perpassando a vida de Macabéa, uma nordestina que decide se aventurar na grande cidade do Rio de Janeiro em busca de melhores oportunidades de vida. A obra fez tanto sucesso que tornou-se um filme, dirigido por Suzana Amaral, foi lançado em 1985.