Após ressaltar os benefícios das telas de sombreamento para qualquer plantio, sempre surgem as mesmas dúvidas. Para Isabel Sanchez Oller, fundadora da Solpack Agronet junto ao seu marido José Sanchez Oller, apesar de ser uma técnica bem conhecida no Brasil, isso ocorre pois ainda há muitos mitos e verdade sobre como se deve usar a tela de sombreamento, ou sombrite, como é popularmente conhecido. Abaixo, confira as principais perguntas e respostas sobre o uso de sombreamento:
Quais os principais benefícios do uso das telas de sombreamento?
O uso das telas de sombreamento são a garantia para sua colheita não ser atingida por nenhum inseto indesejado ou por mudanças climáticas muito bruscas. Com o uso adequado dessas telas, o agricultor poderá evitar queimaduras em suas plantas, escolhendo qual o nível de luz é adequado para cada espécie e qual a melhor quantidade de ar. Além disso, as telas contribuem para a menor incidência de doenças no cultivo.
Posso fazer uma pequena estufa com as telas?
Segundo a Solpack Agronet, empresa do ramo 100% brasileira, a resposta é sim. As estruturas de uma estufa podem ser feitas com madeira ou aço. A partir daí, são cobertas com plástico especializado e vendido em lojas e empresas do ramo. Depois do plástico, vem as telas, geralmente presas a fios para poder gerenciar a abertura e o fechamento quando necessário.
Como saber qual tipo utilizar?
Como já sabemos, as telas são utilizadas para proteger e reduzir o calor, o vento e a contaminação de insetos. Sendo mais utilizado no verão, os sombrites também podem e devem ser postos no inverno, impedindo que o vento e o frio atrapalhem o desenvolvimento das plantas. O tipo ideal vai depender da região e do clima em que o agricultor está. Para José Sanchez Oller, testar vários tipos de telas pode ajudar a achar qual melhor se adequa a cada situação.
A cor da tela de sombreamento influencia?
Isabel Sanchez Oller reitera que ainda existem poucas pesquisas sobre como as cores das telas influenciam ou deixam de influenciar o plantio. Sendo assim, as telas mais utilizadas são as pretas e as vermelhas. Entretanto, alguns produtores do país acreditam que o uso das telas vermelhas aumenta o tamanho das folhas.
Quais as indicações para regiões quentes e frias?
Para regiões de calor intenso e sol escaldante, é recomendável as telas que permitem a regulagem de temperaturas. Além disso, nessas áreas quentes, produtores agrícolas costumam usar apenas a tela de sombreamento, sem os plásticos que costumam ocupar as estufas.
Já em regiões que costumam ter um inverno rigoroso, dias nublados e ventos gelados, as telas de sombreamento podem ser erguidas com fios que permitem a regulagem, permitindo a cobertura completa para proteção. Geralmente, nessas regiões as telas escolhidas são as de menor intensidade, como as de 20% a 25% e intensidade, nos conta José Sanchez Oller.