Origem e curiosidades sobre o queijo vegano, com Flavio Giusti

Tiberios Kirk
Flavio Giusti

Nos últimos tempos, a culinária vegana tem ganhado espaço significativo na sociedade, não é mesmo? Isso é resultado da luta de muitos que, assim como, Flavio Giusti, ex-MasterChef, criador do VegetariRango e vegano há mais de 10 anos, tem incentivado, cada vez mais, a transição alimentar das pessoas para hábitos mais saudáveis e que, ao mesmo tempo, são alinhados com as questões ambientais.

Assim, diversos pratos e produtos foram surgindo na linha de consumo vegano, dentre eles o queijo. Isto mesmo, hoje, existe uma variedade do queijo produzido sem que, em sua composição, tenha qualquer ingrediente de origem animal. Ou seja, trata-se de um produto de origem totalmente vegetal e, portanto, apto para consumo de diferentes públicos.

A origem do queijo vegano

Após anos de pesquisas e testes, diversos produtos e itens alimentícios ou de consumo foram criados à base de vegetais, sem necessitar de ingredientes de origem animal em sua composição. O youtuber vegano Flavio Giusti acredita que o surgimento desse queijo deriva de alguns aspectos, dentre eles, pode-se citar o apelo de veganos que desejavam consumir o produto sem ingredientes de origem animal. 

Ainda assim, o queijo vegano não contempla apenas esse público, ele pode ser consumido por todos: vegetarianos, intolerantes à lactose ou ao glúten, aqueles que desejam comer de modo mais saudável, ou simplesmente, curiosos que desejam experimentar novos tipos de culinária. Seja qual for o motivo, o amante de culinária pensa que esse alimento é apto para satisfazer todos os paladares.

Produção e variedades do queijo vegano

De antemão, é preciso entender que o queijo vegano pode ser produzido em casa, de maneira simples, como ensina o idealizador de cursos sobre culinária, Flavio Giusti, como também pode ser encontrado em redes de mercado que incluem marcas de produtores focados nisso. O queijo vegano pode ser a partir de diferentes elementos, o que possibilita uma extensa variedade do alimento.

Pode-se citar, por exemplo, a batata, o arroz, sementes, castanhas, amêndoas, mandioca, grão de bico, cenoura, inhame e batata-doce. Assim, diversas receitas podem criar diferentes variedades de queijo vegano, tal como ensinado pelo de culinária em seus cursos ministrados, livros e em seu programa de culinária vegana, o VegetariRango.

Além do mais, essa diversidade de ingredientes base para o queijo vegano resultou em variações que imitam as diversidades do queijo de origem animal. Para o escritor de culinária Flavio Giusti, isso mostra o quanto a culinária vegana permite uma série de possibilidades e delícias. Pode-se imitar, por exemplo, o queijo Camembert, mussarela, parmesão, requeijão, gouda, etc. 

Leave a comment

Deixe um comentário