O vinho é uma ótima bebida para acompanhar confraternizações e eventos, possui o poder de transformar simples reuniões em verdadeiros banquetes. O empresário Marco Carbonari é especialista em vinhos há mais de 10 anos e conta com um enorme arcabouço acerca da bebida, dessa forma, ele dá dicas à nossa redação em como montar uma deliciosa tábua de frios acompanhada por um vinho delicioso.
O vinho possui inúmeras particularidades que o transformam em um belo acompanhante, dessa forma, reunir os amigos em uma sexta à noite se torna uma tarefa fácil quando há a presença de um bom vinho. Além disso, para complementar a ocasião, preparar uma tábua de frios também é uma ótima opção.
A tábua de frios está em alta nos últimos tempos nas redes sociais, tem virado febre entre os blogueiros culinários, desta forma, o que não falta são ideias na hora da composição da tábua. Sendo assim, “pesquise diferentes ideias e se aventure no mar de possibilidades”, afirma Marco Carbonari.
Não há uma regra no geral para fazer a tábua de frios, na verdade, o que se recomenda, sendo essa maior recomendação, é que haja um equilíbrio entre os frios para balancear o prato. Desse modo, na escolha de um salame forte, opte por um queijo mais suave, e assim vai… Além disso, selecione alguns itens para decoração, como azeitonas, uvas e até flores.
Ademais, o empresário Marco Carbonari fala que há alguns exemplos de queijos e frios para esse momento tão especial, como presunto, peito de peru, salame, lombo; em se tratando dos queijos: brie ou camembert, parmesão ou provolone, gorgonzola ou roquefort. Atentando-se, sempre a um equilíbrio e equilíbrio.
Por fim, em se tratando da escolha do vinho, uma boa alternativa é escolher dois: um vinho que seja leve e um vinho que seja forte. Dessa maneira, conforme as opções de frios e a disposição destes na tábua, haverá uma excelente degustação, combinando e harmonizando conforme a experimentação.