Renomada editora, apresentadora, repórter e jornalista, Solange Moraes, atualmente filiada ao Partido Progressista (PP), é pré-candidata a deputada federal em São Paulo. Tendo grande participação em programas televisivos e sabendo da importância entre o jornalismo e a política, a pré-candidata surge na área da política com o desejo de transformá-la. Assim, se deseja saber mais sobre essa jornalista de renome e compreender como ambas as áreas que atua estão relacionadas, leia o artigo até o final!
Conhecendo Solange Moraes
Caso não seja do seu conhecimento, Solange Moraes foi apresentadora do programa Falando Nisso, da TV Band Vale, deixando de atuar no programa para se candidatar ao cargo de deputada federal. Sabe-se ainda, que a jornalista foi uma grande editora, apresentadora e repórter na Rede Globo Vale do Paraíba, nos jornais SPTV 1° e 2° edição. Além disso, teve atuação na TV Gazeta e Rádio Globo FM, alavancando ainda mais a sua história profissional.
Tendo em vista sua grande atuação no ramo jornalístico, a ex-apresentadora Solange Moraes tem como fito realizar seu papel social como deputada federal pela cidade de São José dos Campos no estado de São Paulo. Sendo renomada no campo de atuação durante toda sua trajetória profissional, a pré-candidata entende que é fundamental que entendamos a relação entre jornalismo e política.
Jornalismo x Política
Você consegue identificar a forma na qual o jornalismo auxilia no entendimento do contexto político em que fazemos parte? Sabemos que profissionais éticos e responsáveis quanto ao seu trabalho possuem a função de apurar, investigar a apresentar informações de interesse público, que sejam relevantes, condizentes com a realidade e acima de tudo verídicas. Mas então, como entender o momento em que o jornalismo e a política se integram?
Na visão da jornalista Solange Moraes, sabendo que a imprensa designa de forma coletiva os meios de comunicação e juntamente com o jornalismo, propiciam a comunicação informativa da população, é fato que a política é afetada pela maneira na qual essa comunicação é feita. Por isso, a imparcialidade deve ser prioridade desses profissionais, que não devem de forma alguma atuar de modo partidário.
Neste contexto, a ex-apresentadora Solange Moraes, tendo ciência dessa necessidade, procura utilizar esse conhecimento adquirido como jornalista e utilizá-lo para gerir políticas públicas. Sabendo do papel atrelado ao cargo de deputado federal, a jornalista entende que sua principal atribuição estará relacionada à fiscalização de projetos destinados ao Executivo, além de ter como funções propor leis que atendam aos anseios populacionais.
Dessa forma, tendo conhecimento de toda a trajetória da pré-candidata e entendendo o seu papel no ramo político, não restam dúvidas de que a jornalista é uma forte concorrente ao cargo de deputada federal por São Paulo. E sabendo do papel do jornalismo como ferramenta para nortear o contexto político atual, Solange Moraes se mostra apta ao cargo e em consonância com a atual realidade do Brasil.