As Gafes – das Frases Inofensivas às Expressões Mais Grosseiras

Avatar
By

Qual é a Origem da Palavra Gafe? Por Que às Vezes é Melhor Assumir do Que Contornar as Gafes Cometidas? Como se Classificam as Gafes? Por Que as Pessoas Felizes da Vida Aceitam a Gafe Com Bom Humor?

A palavra “gaffe” é originária do francês e significa indiscrição involuntária cometida pelo gaffeur / gaffeuse, não importando a circunstância.

É passiva de ser cometida por qualquer pessoa, seja rica, pobre, instruída, ignorante, chique ou brega, pois ninguém está totalmente isento de uma pontinha de insensatez.

Entretanto o “most” dos gaffeurs se concentra nas pessoas despreparadas ou nas emergentes que insistem a frequentar situações onde ficam totalmente deslocadas, no que se refere aos temas das conversas, às boas maneiras, enfim, ao próprio convívio social.

Apesar de gaffer, popularmente dito “dar mancada” ou “dar fora” não ser pecado, sua ação é irremediável. Uma vez cometida, a gafe não tem como ser contornada, causando embaraço e constrangimento no grupo.

Às vezes é muito melhor assumi-la e pedir desculpas que tentar remediá-la. A reação das pessoas atingidas por gafes varia de acordo com a sensibilidade e o grau de tolerância. Por exemplo: o ex-presidente americano Bush, dizendo que a Rainha da Inglaterra que ela nasceu no século 18, no ano de 1700.

Por exemplo: − Pessoas tranquilas, felizes e com a vida bem resolvida aceitam a gafe com bom humor, chegando até a divertir-se com o despreparo do outro. − Pessoas prepotentes, intolerantes, geralmente ansiosas ficam indignadas, chegando a fazer comentários grosseiros e humilhantes para diminuir o gaffeur.

Muitas vezes, é bem melhor comportar-se com timidez, para não cair no erro de falar o que não deve tocar onde não pode fazer o que não sabe. Assim como existem gafes inofensivas, existem aquelas que são extremamente grosseiras, deixando de ser propriamente gafes, chegando a ser considerada como mau-caratismo. Por exemplo:

  1. Gafes Inofensivas: − Qual sua idade? − Você se lembra de mim? − Qual é mesmo o seu nome? − Quanto custou? − Este é o seu marido? − É verdadeira ou bijuteria? − Avisa sempre que o cigarro dá câncer. − Pensa que RSVP significa “só vai piorar”. − Apresenta a esposa como “minha patroa”− Chega meia hora antes do horário marcado para parecer pontual.
  2. Gafes Grosseiras: − Tem certeza de que vai comer isso? − Você está grávida? − Você foi convidado para aquela festa? − Adoraria comer, mas isto engorda. − Se não for diet, não quero nada. − Não compre jornal; leia o dos outros, de preferência antes deles. − Passe em alta velocidade nas poças de água. − Aproveite a insônia para conferir compras, acenda a luz e abra a bagagem no meio da noite. − Pergunte se ela não quer tomar um “banhinho” antes. − Comente em voz alta quem contribuiu, e com quanto, para a cota de um presente.
  3. Mau-Caratismo (Esperteza):− Apresentar-se sempre apressado demais para entrar no fim da fila.− Se achar automaticamente convidado para todas as festas.− Pedir emprestado e jurar que devolve no dia seguinte.− Supor que o item “traje” nos convites se aplique apenas aos outros.− Pegar o maior pedaço, você merece.− Assumir que a palavra “reservado” significa: “para você”.− Esquecer a carteira de dinheiro.− Achar que o carro cabe em qualquer vaga.− Ter uma coleção de toalhas, cinzeiros, copos, mantas roubadas de hotel e avião, como souvenir.

Grandes e Pequenas Gafes a Serem Evitadas à Mesa

Cruzar os talheres, depois de terminada a refeição, em vez de colocar garfo e faca em posição paralela; tomar vinho (ou água) sem passar o guardanapo nos lábios, deixando a marca de gordura nas bordas do copo e sentar-se e fincar os dois cotovelos sobre a mesa, são pequenas gafes que devem ser evitadas à mesa.

Mas, balançar-se na cadeira (que acabará por quebrar-se), atirar os caroços de frutas diretamente da boca no prato, sem fazê-la por intermédio da mão entreaberta e limpar (em casa onde for convidado) os talheres e os copos no guardanapo também são gafes muito comuns que algumas pessoas cometem à mesa.

Amarrar o guardanapo em torno do pescoço, limpar os lábios ou os dedos na toalha da mesa, em vez de fazê-lo no guardanapo, usar a faca para levar o alimento à boca, sorver e fazer barulho ao tomar a sopa e fazer da xícara de café ou do pires cinzeiro após o jantar, completam a lista de pequenas gafes que devem ser evitadas à mesa.

Além disso, existem as gafes imperdoáveis que também são praticadas à mesa e devem ser evitadas:

  • Falar com a boca cheia, pois é feio e a maneira mais certa de atirar perdigotos
  • Falar o tempo todo, sem dar aos outros, outra oportunidade de também dizer o que pensam
  • Empurrar a comida com o dedo em cima do garfo; para isso, um naco de pão é o aconselhado
  • Permitir que seu copo de vinho fosse cheio e deixá-la quase intato
  • Gesticular com qualquer dos talheres seguros na mão
  • Virar o prato de sopa para aproveitar a última gota
  • Evitar o quanto possível recusar um prato qualquer; não é necessário aceitá-lo com abundância, mas uma porção pequena é recomendável
  • Cutucar o vizinho ou a vizinha com o dedo para que preste atenção no que se vai dizer
  • Assoprar a sopa, quando estiver quente, quando o correto é esperar que ela esfrie
  • Limpar a mesa das migalhas de pão com a mão devendo esperar que o copeiro o faça com a vassourinha especial
  • Empurrar o prato para longe, depois de ter comido o que havia nele
  • Ao levantar-se da mesa, deixar que o guardanapo escorregue e vá ao chão, ou fazer dele uma trouxa; dobre-o rapidamente e deixe-o em frente, sobre a toalha
  • Ocupar-se, durante a refeição, unicamente com uma vizinha, lembrando-se de que elas são duas
  • Procure entreter a que estiver menos solicitada pelo vizinho do outro lado dela
  • Se a dona de casa ou uma de suas vizinhas levantar durante a refeição, faça o mesmo, é uma atenção que se deve seguir à risca
  • Usar o palito somente quando for indispensável e com toda a descrição; fazê-lo rapidamente e nunca deixá-lo dependurado no canto da boca
  • Acenda o cigarro somente depois de servidos os pratos salgados e sempre pedindo licença às senhoras que estão ao seu lado. Cuidado com a direção da fumaça
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário