As oportunidades do mercado de FIDCs e a visão do economista Giovanni Cataldi Neto

Você sabia que, dentre as diferentes aplicações do mundo dos investimentos, o FIDC é pouco conhecido? Giovanni Cataldi Neto, empresário e economista especializado em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, compreende essa modalidade dos investimentos como uma excelente alternativa, a depender de seu perfil e objetivos. Contudo, para que essa seja, de fato, uma escolha eficaz entre os seus investimentos, é fundamental conhecê-la melhor. Para isso, continue acompanhando este artigo!

Definindo os FIDCs

Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) compreendem uma estratégia pautada em aplicações de títulos com crédito de contas a receber de determinada empresa. Ou seja, esses fundos são adiantamentos das contas de uma organização que estão com prazo extenso para cair no caixa. Assim, os FIDCs adiantam esse valor para que a empresa tenha dinheiro em caixa em um menor período de tempo.

Na percepção do empresário Giovanni Cataldi Neto, aqueles que investem em FIDCs possuem um rendimento pré-definido e estão, portanto, colaborando com as empresas, pois dão a elas a oportunidade de terem um aumento de caixa em curto prazo. Logo, trata-se de um investimento tradicional composto pelos recursos financeiros dos investidores para estratégia de investimento criada pelo gestor.

O funcionamento desse investimento

Por lei, a FIDC deve ter, pelo menos, 50% do patrimônio líquido aplicado nos direitos creditórios, com o restante podendo ser pulverizado em outros ativos. O economista pós-graduado, Giovanni Cataldi Neto, compreende que o investidor que aplica seu dinheiro nesse tipo de investimento está adiantando os pagamentos que uma empresa tem a receber e, em troca, além do capital devolvido posteriormente, tem um lucro pré-determinado pela taxa de juros. 

O economista Giovanni Cataldi Neto acredita que é preciso compreender que tudo que pode ser adiantado é convertido em título e vendido a terceiros. Dentre eles, pode-se citar cheques, aluguéis, contas de duplicatas e, até mesmo, pagamentos parcelados no cartão de crédito.  Dessa maneira, tanto a empresa ganha pelo adiantamento dos valores, quanto o investidor que recebe seus rendimentos futuros de volta. 

O perfil dos investidores de FIDCs

Você sabia que, diferente de outros investimentos, tende a ser mais eficiente e menos burocrático? Isso mesmo, essa é uma excelente oportunidade para os investidores, no entanto, não para qualquer perfil de investidor. No parecer do empresário Giovanni Cataldi Neto, nem todo investidor tem autorização para realizar esse tipo de aplicação atualmente.  

Nas partes envolvidas no investimento de FIDC, o investidor é o cotista, isto é, o responsaǘel por compor o fundo. Por isso, esse papel está reservado para aqueles que a CVM reconhece como investidor qualificado ou profissional. Ou seja, pessoas naturais ou jurídicas que possuem investimento financeiro em valor superior a um milhão. 

Dessa maneira, o empresário Giovanni Cataldi Neto entende que a FIDC é uma oportunidade de investimento muito vantajosa, pois permite a possibilidade de diversificação da carteira; boa rentabilidade dentro da renda fixa; baixo risco de investimento, além de opções variadas para diferentes perfis de investidores.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário