Você sabe o que faz um deputado estadual? Conhece o ex-superintendente do patrimônio da União do Distrito Federal, Renan da Mata? Atualmente, como pré-candidato ao cargo de deputado estadual, o político vem mostrando estar em consonância com os interesses paulistas, visto que, com base em sua atuação no contexto político, o candidato está direcionando seus projetos para o cargo.
Mas, afinal, o que faz um Deputado Estadual?
Caso você não saiba, é papel do Deputado Estadual apresentar projetos de lei, assim como decretos legislativos, de resolução e também propostas de emenda à Constituição. Além disso, o político desse cargo deve avaliar com prontidão os projetos encaminhados tanto por outros deputados, como também pelo governador, Poder Judiciário e até mesmo pelos cidadãos.
Ademais, cabe também ao Deputado Estadual julgar anualmente as contas do governador, o que envolve também a fiscalização ao executar ações e atos administrativos — um exemplo disso é a execução orçamentária. Todavia, caso não seja do seu conhecimento, para se tornar candidato ao cargo, assim como Renan da Mata, é importante estar inserido nos requisitos.
Quais seriam esses requisitos?
De início, conforme a Constituição Federal, previsto no artigo 14, é importante que a pessoa que queira se candidatar a Deputado tenha: nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, idade mínima, filiação partidária — que deve ser realizada até seis meses antes do pleito — e domicílio eleitoral na circunscrição.
Além disso, é fundamental que, assim como Renan da Mata, que se atentou em seguir todos os requisitos para se candidatar ao cargo, os políticos estejam registrados como eleitores do estado onde pretende disputar a eleição. Outrossim, o candidato deve atender as condições de elegibilidade e não estar incidindo em causas de inelegibilidade ou incompatibilidade.
Mas quais seriam os interesses dos paulistas?
Sabemos que é quase impossível listar todas as melhorias que o estado de SP necessita. Entretanto, é papel do candidato ao cargo de Deputado Estadual, neste caso, compreender os anseios sociais e ter conhecimento acerca da realidade que o rodeia. Num momento de pandemia por exemplo, o qual presenciamos, o foco das políticas públicas se voltaram para o setor da saúde e bem-estar social, por isso, os deputados tinham como principal objetivo avaliar esses projetos e dar preferência a eles.
Dessa forma, podemos observar que, como representante do povo na Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual tem papel ativo na sociedade, logo cabe aos eleitores escolherem o candidato com cautela. Tendo em vista a atuação de Renan da Mata como assessor do ex-deputado federal paranaense Takayama, vemos que possui experiências políticas no ramo e com isso pode auxiliar na entrega de projetos que estejam de acordo com as necessidades dos cidadãos paulistas.