Manoel Conde Neto

O conhecimento de mercado e o sucesso da farmácia — na ótica de Manoel Conde Neto

Você sabia que, para montar uma farmácia de sucesso, é preciso conhecer o mercado de atuação? Manoel Conde Neto, empresário e fundador da Farma Conde, considera o setor farmacêutico muito competitivo e, por isso, requer de seus empreendedores um conhecimento amplo e geral de diferentes esferas que o compõem. 

Para ter sucesso em seu empreendedorismo farmacêutico, é fundamental, portanto, conhecer o mercado, desenvolver habilidades de negociação e venda, conhecer seu cliente, estabelecer um bom mix de produtos em estoque e desenvolver estratégias de marketing para uma saída mensal positiva.

No parecer do empresário Manoel Conde Neto, esses aspectos somente são possíveis através do estudo integrado do mercado. Isto é, do conhecimento que se tira a partir da análise do segmento, e isso envolve desde os consumidores, até a região, concorrência e oferta de produtos. Por isso, entender esses fatores possibilitam uma atuação excelente da farmácia.

Entendendo sobre os produtos

Na ótica do empresário Manoel Conde Neto, a primeira compra de estoque da farmácia é fundamental para preencher os espaços de vendas e garantir o atendimento à demanda dos primeiros meses após a inauguração. Nesse aspecto, mesmo que haja uma reposição futura dos produtos, é preciso selecionar, logo de início, itens variados que atendam às necessidades dos clientes.

Por isso, o empreendedor farmacêutico deve se atentar ao mix de produtos com o qual a loja irá trabalhar. Mais do que selecionar medicamentos e itens diversos, é preciso assegurar que estes serão suficientes para garantir o lucro e a prosperidade da loja. Isso porque, se o cliente, de antemão, não encontrar o que necessita em sua farmácia, dificilmente retornará ao seu estabelecimento. 

Conhecendo os clientes

Partindo dessa linha, Manoel Conde Neto deduz que outro aspecto de mercado é fundamental a todo gestor: o conhecimento dos clientes. Para assegurar que sua loja fornece exatamente o que o cliente precisa, é essencial conhecer a região de atuação, o perfil desses clientes e, principalmente, suas necessidades. Ao entender esses aspectos, é possível organizar a loja com produtos variados que vão de medicamentos, a itens de beleza e higiene, bem como desenvolver um layout que atenda a jornada de compras do público-alvo dentro da loja.

Analisando estratégias da concorrência e criando as suas ações

Por fim, conhecer o mercado é também buscar uma análise minuciosa das ações das concorrentes da região. Entretanto, o empresário Manoel Conde Neto acredita que o sucesso dessa estratégia não está na cópia das ações já realizadas por demais farmácias. A tática está na análise para elaboração de performances únicas disponibilizadas pelo seu comércio e que atraem os clientes. 

Ao oferecer mais do que a concorrência, sua farmácia estará se destacando no mercado devido aos diferenciais que, além de atender às necessidades de seus clientes, superam as ações elaboradas pelos demais. E isso apenas será possível se o empreendedor estudar e conhecer o mercado para, a partir disso, aplicar ações de sucesso.

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