Flavio Giusti

Pastel de forno vegano, com massa vermelha: mais saudável e saboroso que o tradicional?

Já pensou em comer um pastel de massa vermelha? A versão vegana dessa receita que o amante de culinária Flavio Giusti traz em seu canal no Youtube vai te surpreender! Mais saudável e menos calórico do que a receita tradicional, esse pastel leva como ingrediente, na massa, a beterraba, e como recheio é utilizado o espinafre. Se você ficou curioso para entender como fazer essa receita, leia o artigo até o final e conheça melhor a culinária vegana.

Como surgiu o pastel?

Caso você não saiba, os imigrantes chineses foram os responsáveis por dar origem a essa receita tão conhecida e popular no Brasil. Como explica o criador do programa VegetariRango, o famoso rolinho de primavera criado no século 19, era uma iguaria que possuía algumas características do pastel, como a massa frita. Entretanto, quando trazida para o Brasil a receita foi adaptada com recheios mais populares, como a carne moída.

É fato que a massa do pastel tradicional leva ovos e farinha de trigo, sendo que a farinha por ser um carboidrato, quando muito consumida pode levar à glicação, por excesso de açúcar no sangue, assim o ideal seria substituí-la pela farinha de trigo integral, como na receita vegana de Flavio Giusti. Quanto ao ovo, que tem a função de dar liga à massa, deixando-a firme, esse ingrediente também pode ser substituído para ser viável ao cardápio vegano.

Mas, afinal, como fazer a receita de pastel de forno vegano?

Por ser adepto ao veganismo há 10 anos, o criador do VegetariRango utiliza de seus dotes culinários para propor receitas práticas com ingredientes acessíveis, disseminando assim essa filosofia alimentar e quebrando tabus a seu respeito. Sendo assim, para executar a massa de pastel de forno vegano, você vai precisar dos seguintes ingredientes: beterraba, farinha branca, farinha integral, fermento, aveia, cenoura e semente de chia.

Já para o preparo do recheio do pastel, serão necessários: espinafre, tomate, alho, azeitona, curry , tofupiry (tofu + orégano + sal), milho e ervilha. De início, é preciso fazer um suco de beterraba e misturar esse líquido com a massa, para dar cor à ela. Lembrando que a receita é feita no forno, evitando frituras, que em demasia aumentam o índice de colesterol no nosso organismo. Para consultar a receita na íntegra, acesse o link no canal do Youtube de Flavio Giusti: https://www.youtube.com/watch?v=RgIBbDFp5uc&list=PLJ2iMBEvnfLywC3kAgeAqRtZLye8gPEyN&index=12.

Vale mencionar os benefícios da beterraba que torna essa receita mais saudável. Como você deve saber, a beterraba é uma raiz, mas pode ser classificada também como uma hortaliça tuberosa, assim como o espinafre. Como ressalta o criador do VegetariRango, esse alimento é rico em ferro e por isso auxilia no combate à anemia e problemas de baço e fígado, por exemplo. Nesse contexto, é possível verificar que o veganismo pode sim ser uma dieta balanceada e nutritiva.

Dessa forma, se deseja aprender mais receitas veganas para inserir na sua dieta, não deixe de acompanhar o ex-MasterChef no Instagram (@vegetarirango) e ficar por dentro dessa filosofia alimentar. Saiba, ainda, que o empresário é idealizador de cursos sobre culinária voltados para a produção de queijos veganos, que inclusive, podem fazer parte do seu cardápio e te auxiliar a fazer a transição alimentar.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário