Você já ouviu falar sobre BDRs? Possui interesse sobre mercado financeiro? Acompanhe o artigo que conta com a expertise de Márcio Alaor de Araújo, executivo especialista em finanças. O empresário explica o que são, suas novas alternativas e quais são as tendências desse ativo. Leia o artigo e saiba mais.
A sigla BDR significa Brazilian Depositary Receipt, ou seja, são certificados de depósitos emitidos no Brasil, mas são referentes à companhias alocadas no exterior. O empresário Márcio Alaor de Araújo explica que esse novo tipo de operação financeira ocorre quando um agente superavitário decide investir em empresas no exterior. “Ele, então, recorre aos BDRs para realizar seus investimentos.”
Contudo, vale ressaltar que BDRs não são ações. A forma de negociação é parecida na Bolsa de Valores, porém trata-se de um certificado de depósito (como mencionado acima). Além disso, Márcio Alaor de Araújo salienta que é necessário analisar os riscos e as vantagens de se investir nessa modalidade, uma vez que BDRs são tributadas de maneira diferente dos ativos brasileiros.
Outro ponto importante em relação às BDRs é a dinâmica de investimento. Em relação a isso, Márcio Alaor de Araújo explica:
“O investidor precisa saber que, ao adquirir BDRs, ele não está investindo diretamente na empresa, mas, sim, em fundos que compram essas ações no mercado. Ou seja: ele não tem relação com a empresa que decidiu investir seu capital e, sim, com o fundo que está realizando essa operação em seu nome.”
Novas alternativas para BDRs
Além disso, o empresário Márcio Alaor de Araújo sala sobre as possibilidades de investimentos em BDRs:
“Com mudanças nas regras da Comissão de Valores Mobiliários, as BDRs passaram a ser opção para investidores menos qualificados (aqueles que possuem menos de R $1.000.000,00 em investimentos), o que a tornou uma excelente alternativa. Agora, existem BDRs lastreadas em títulos de dívidas, trazendo segurança aos investidores mais conservadores. E, por fim, há a possibilidade de BDRs lastreadas em cotas de fundos de índice, o que aumenta as alternativas disponíveis a quem quer se aventurar nesse mercado tão crescente no Brasil.”