“Restam poucas unidades”, “oferta por tempo limitado”, “não fique de fora”… Todas essas frases são muito conhecidas pelas pessoas e, segundo Flávio Corrêa Leite, empresário do Grupo AL, essas frases são utilizadas de maneira proposital como gatilhos mentais de compra. Mas você sabe o que são os gatilhos mentais e o neuromarketing? Para saber mais sobre esses conceitos, continue lendo este artigo!
O que é o neuromarketing?
O neuromarketing é uma ciência que deposita os seus esforços em tentar compreender o que os consumidores pensam na hora de realizar compras, sendo muito importante para os donos de empresas que precisam desenvolver as estratégias de vendas ideal. Para o empresário Flávio Corrêa Leite, quando o assunto é a compra e venda de automóveis, esses estudos são essenciais, já que o comércio de carros é cada vez mais competitivo.
Confiança, emoção e qualidade
Os conceitos de base do neuromarketing são a confiança, emoção e a qualidade. Segundo o empresário Flávio Corrêa Leite, cada um desses conceitos pressupõem que para a realização de uma venda com muito mais sucesso, é preciso que os produtos transmitam segurança, a sensação de fazer um bom investimento e causem alguma emoção positiva nos consumidores.
Os melhores gatilhos para implementar em sua empresa
No caso das empresas que atuam com a compra e venda de automóveis, como a F&A Veículos e Serviços LTDA, do administrador Flávio Corrêa Leite, por exemplo, os gatilhos mentais e os conceitos da área do neuromarketing são muito importantes. Isso, pois quando se fala de automóveis também se fala sobre a venda de um produto que demanda um alto investimento e, assim, é preciso convencer os consumidores de que estão realizando um bom negócio.
Conheça três gatilhos que podem ser utilizados no marketing das empresas automotivas:
- Escassez:
O primeiro desses gatilhos é o da escassez. De acordo com o empresário Flávio Corrêa Leite, a escassez é quando um produto ou serviço é vendido como se fosse muito exclusivo. Dessa maneira, é comum utilizar propagandas e slogans que indiquem que determinado item está em suas últimas unidades ou é uma versão limitada para que os consumidores sintam a urgência em adquiri-los.
- Antecipação:
Já o segundo gatilho mental que pode ser citado para um cenário como esse é o da antecipação. Esse gatilho é utilizado para transmitir uma ideia de que determinado produto, como carros e motos em modelos mais recentes, oferece algo tão inovador e moderno que seus compradores estarão sempre à frente. Assim, a venda é feita a partir da ideia de que o automóvel irá mudar a vida de seu dono.
- Prova social:
Por fim, a prova social é um gatilho muito interessante para esse setor de compra e venda de automóveis. Isso, pois esse modelo utilizado nas propagandas e campanhas publicitárias é pautado no conceito de que, ao adquirir um determinado produto, o consumidor passa a ser pertencente a um grupo exclusivo da sociedade. Dessa maneira, se você trabalha com automóveis de luxo, esse gatilho deve ser o foco principal das campanhas de marketing.
Assim, é possível concluir que o neuromarketing e os estudos sobre gatilhos mentais nessa área são muito importantes para o sucesso nos negócios. Por essa razão, o empresário Flávio Corrêa Leite acredita que o melhor caminho para que as empresas dessas áreas possam crescer e atingir o público consumidor ideal, é através do investimento em profissionais da publicidade.