Márcio Alaor de Araújo acredita que, ao começar a investir, é necessário traçar estratégias para fazer a melhor alocação de ativos, isto é, escolher as melhores opções para aplicar seu dinheiro. Sabendo disso, o empresário reuniu quatro estratégias de alocação de ativos para que você saiba mais sobre isso.
- Alocação de ativos de ponderação constante
O empresário explica que a estratégia de alocação de ativos de ponderação constante consiste em possuir uma gestão ativa da carteira de investimentos, pois com as oscilações do mercado, o ideal é que o dinheiro não oscile, mas que se mantenha balanceado.
- Alocação dinâmica de ativos
Márcio Alaor de Araújo explica que a estratégia de alocação dinâmica de ativos, como o nome sugere, consiste numa gestão ativa da carteira, uma vez que os fundos serão realocados constantemente. Na prática, se um investidor aderir a essa, o ideal é que compre e venda títulos de maneira mais ágil, de acordo com sua percepção de futuro do mercado.
- Alocação de ativos segurada
Essa estratégia, por sua vez, baseia-se nas perdas. Na prática, explica o empresário, o gatilho que fará com que as aplicações sejam realocadas será a desvalorização da carteira. Então, após atingir um nível de desvalorização delimitado, o investidor deverá colocar o dinheiro em aplicações próximas ao risco zero.
Dessa forma, Márcio Alaor de Araújo afirma que não é muito difícil traçar uma estratégia de alocação de ativos, mas que é importante levar em conta o perfil investidor, já que cada uma condiz melhor com cada perfil, como é o caso da estratégia de alocação de ativos segurada que é indicada para o perfil mais conservador.