O empresário Marco Carbonari é especialista em vinhos há mais de 10 anos, também é proprietário de uma renomada vinícola no interior do estado de São Paulo, a Villa Santa Maria. Dessa forma, imbuído de muito conhecimento acerca do assunto, o empresário Marco Carbonari desvenda os mistérios da bebida à nossa redação. Entenda:
O vinho possui diversas particularidades, são essas especificidades que o torna uma bebida única e imbuída de aromas e sabores, portanto, acerca das nomenclaturas referentes a ela não seria diferente, fala Marco Carbonari: esses conceitos existem para determinar certas singularidades acerca do mundo dos vinhos.
Em primeiro lugar, segundo o especialista em vinhos Marco Carbonari, basicamente, o termo Cuvée refere-se a um tipo de vinho ou espumante. Os dois significados são usados por enólogos e por especialistas na área e garantem certa proeminência no assunto.
Em se tratando do primeiro significado, o conceito é simples, explica Marco Carbonari: diz respeito a uma mistura feita com uma variedade de uvas que originam uma bebida repleta de propriedades únicas.
Já no caso dos espumantes, em que Cuvée é utilizado de forma constante, trata-se do processo de obtenção do espumante, isto é, de uma primeira prensagem da uva, em que há um teor de acidez maior, cores mais claras e um aroma delicioso. “Elementos irresistíveis para os amantes do vinho”, afirma o empresário Marco Carbonari.
Há imbuído nesse processo intensos estudos acerca do vinho, portanto, o profissional responsável pelos estágios da confecção da bebida precisa estar altamente capacitado, enfatiza o enófilo Marco Carbonari. Além disso, uma curiosidade interessante é que cuve significa cuba, dessa forma, exemplifica-se o conceito de mistura.