Você com certeza já deve ter ouvido ou dançado o renomado piseiro, correto? O Empresário Venício Bacellar Costa ressalta que o novo estilo musical denominado piseiro, surge como um subgênero da pisadinha, trazendo influências do forró e do funk da atualidade. Sendo assim, se esse assunto é do seu interesse, siga com esta leitura até o final e entenda a forte influência do gênero na música brasileira.
Caso você não saiba, o piseiro segue como forte tendência na região nordeste do Brasil, especificamente, no estado da Bahia, onde surgiu a famosa pisadinha no início dos anos 2000. Conforme comenta o Empresário Venício Bacellar Costa, o piseiro surge com muita popularidade em 2019, com grandes nomes da música, tais quais Os barões da Pisadinha, Wesley Safadão, Zé Vaqueiro, Vitor Fernandes, João Gomes, dentre outros cantores que consagraram o novo estilo no país.
É fato que o grande segredo desse novo gênero musical é a versatilidade e a mistura presente no ritmo, que acaba englobando diferentes gostos musicais em diferentes faixas etárias. Por isso, o Empresário Venício Bacellar Costa menciona que há forte tendência em confundir esse subgênero com o forró – também muito marcante na música nordestina. Desse modo, mesmo sendo o piseiro uma vertente do forró, é importante que você entenda a diferença entre eles, de modo a identificá-los nas festas e bares.
Como é feito o forró?
De início, é válido que você entenda que para se produzir um forró, deve ter os seguintes instrumentos: sanfona, triângulo e zabumba. É claro que com o passar dos anos, adaptações vão sendo feitas e incrementadas ao gênero a partir da década de 70, abrangendo outros estilos, como: Pé de Serra, Eletrônico, Universitário entre outros, muito popularizado entre Alceu Valença e Zé Ramalho, por exemplo.
E o piseiro?
Já se tratando do piseiro, ele consiste no uso de teclados e sintetizadores eletrônicos que formam uma coreografia baseada nos passos que são arrastados pelo chão e nas mão posicionadas perto ao corpo. As músicas dançantes com ritmos “chicletes”, estão nas listas das mais ouvidas no Brasil, com faixas de diversos artistas, tais como o João Gomes, sucesso nacional que estreou o piseiro com a música “Meu pedaço de pecado”.
Depois de entender melhor esse subgênero da pisadinha, que tal começar a ouvi-lo e aprender os passos de dança? Como assimila o Empresário Venício Bacellar Costa, o sucesso enraizado nesse estilo se manifesta por meio da identificação do povo com a letra, refletindo a vida humilde dos nordestinos, o que faz com a música caia no gosto popular.