O empreendedorismo, apesar de ser o sonho de muitas pessoas, envolve inúmeros desafios e dificuldades, sobretudo na economia criativa. O empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, pós graduado em finanças e em gestão empresarial, selecionou algumas dicas para quem pretende empreender no ramo da economia criativa. Trata-se de um setor em expansão e com muitas oportunidades.
Tenha um propósito claro
Reflita bastante sobre o porquê da construção de um negócio criativo, ingressar nesse ramo sem objetivos definidos e pelas razões erradas, pode gerar uma frustração muito grande. Sendo assim, estude bastante sobre esse ramo, defina bem as suas metas e objetivos, e principalmente, tenha certeza de que é esse caminho que você realmente quer seguir, analise todos os aspectos.
Descubra seu nicho
Outra etapa importante é descobrir qual é o seu nicho dentro do mercado criativo, aponta Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros. A partir disso, você conseguirá desenvolver melhor as suas habilidades criativas dentro de um ramo no qual realmente se identifica. Analise todas as possibilidades que a mesma área pode te oferecer e encontre o lugar ideal para você de acordo com suas habilidades.
Desenvolva seus talentos
Para atuar na área da economia criativa é preciso acompanhar as inovações do mercado e uma das melhores maneiras de fazer isso é aprimorar constantemente os seus talentos, cada vez mais. E quando se trata da economia criativa, os seus talentos e habilidades são os principais recursos do seu negócio. Estudando com frequência você pode descobrir muitas ferramentas novas.
Possua uma presença online
Atualmente a internet é um dos meios mais eficientes para divulgar sua marca, conseguir mais clientes e atrair um público cada vez maior para o seu negócio, comenta Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros. Invista em bons canais de comunicação para construir uma relação próxima com os clientes e em bons conteúdos para serem divulgados nas suas páginas e redes sociais.
Rede de contatos
Outro fator que pode contribuir muito com o seu negócio na economia criativa é a expansão da sua rede de contatos. Aproveite todas as oportunidades de criar laços com outros empreendedores do mesmo segmento, isso pode ser muito benéfico para o crescimento do seu negócio. Esperamos que possa aproveitar essas dicas de Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros para que seu negócio cresça cada vez mais.