O empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, reunindo amplo conhecimento e experiência na área de gestão de projetos, com os títulos de pós-graduação em finanças, gestão empresarial executiva internacional e gerência de projeto, possui um currículo que dispensa apresentações. Desse modo, trazendo toda sua expertise e arcabouço sobre o tema, a convite de nossa redação, o empresário explica o que é um estudo de viabilidade econômica financeira e como implementá-lo em projetos em sua empresa. Dessa maneira, se você deseja saber como tirar os planos do papel, acompanhe o artigo abaixo.
O que é o estudo de viabilidade econômica financeira?
O empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, que já esteve à frente de negociações bilionárias em projetos financiados pelo BNDES e diversos outros órgãos, entende a importância de analisar com cautela cada passo a ser feito dentro de um projeto. De maneira básica, pode- se afirmar que o estudo de viabilidade econômica financeira trata-se da possibilidade da concretização ou não de um projeto.
Como funciona na prática?
Além de verificar se um projeto é viável ou não, esse estudo visa trazer elementos orçamentários importantes, pois traça todo o investimento que será aplicado, bem como seu potencial de retorno. O empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que o estudo de viabilidade econômica financeira perpassa conceitos financeiros proeminentes, como a receita, as despesas, o rendimento, o capital e muito mais, analisando os benefícios de implementação do projeto e os seus custos.
Além disso, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros enfatiza que há diferentes maneiras de analisar a viabilidade de um projeto, contudo, é necessário adequar os padrões e as necessidades de uma empresa nessas ações, visando o melhor resultado possível. Desse modo, saiba que não há uma única forma de realizar a análise de viabilidade econômico-financeira em um projeto, mas sim a melhor maneira para a empresa ou instituição.
Pontos importantes na análise de viabilidade financeira
O empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que é preciso analisar a conjuntura macro e micro, atentando-se às variações do mercado, índices e suas influências e muito mais, uma vez que ter esse olhar clínico pode prever prejuízos e despesas para a empresa. Ademais, o estudo de viabilidade econômica não pensa apenas no início do projeto, é pensando em sua execução e continuidade.
Previsibilidade de riscos e prejuízos
Nesse sentido, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que é necessário calcular além do capital do início do projeto, o fluxo de caixa, eventuais despesas, estimativas de lucro e muito mais. Atentando-se ao fato de que pode haver percalços no meio do caminho, por isso, é preciso estar preparado para possíveis adversidades dentro do projeto.